Carta de Solos e Ambientes de Produção para cana-de-açúcar

Por Felipe Haenel Gomes

Relevância do tema:

O uso da Carta de Solos e dos Ambientes de Produção são essenciais para o planejamento das atividades agrícolas das usinas e fornecedores de cana-de-açúcar. A alocação correta de variedades e manejo adequado da cultura quando realizados com base no uso desta ferramenta promove um acréscimo de 3 a 5 toneladas de cana por hectare, além de prevenir a degradação do solo, através da promoção de um manejo sustentável da cultura.

Objetivos:

Apresentação da ferramenta Carta de Solos e Ambiente de Produção Edafoclimático e como utilizá-la na tomada de decisão para as atividades agrícolas na cultura de cana-de-açúcar.

Quem propõe:



Felipe Gomes é engenheiro agrônomo na Pedológica Consultoria Agronômica e Ambiental, com 14 anos de experiência em pedologia e mapeamento de solos, sendo 7 deles no setor sucroenergético, trabalhando no CTC – Centro de Tecnologia Canavieira, onde atuou na área de pesquisa e desenvolvimento. Possui mestrado na Universidade Federal de Viçosa e Doutorado na ESALQ/USP, este realizado em parte na Espanha, ambos na área de solos e nutrição de plantas. Atuou em vários estados no Brasil e no exterior identificando os solos e ambientes de produção, caracterizando áreas de expansão para implantação de novas unidades (greenfields) e realizou estudos regionais de identificação do potencial produtivo para a cultura canavieira.

Conteúdo:

Parte 1. Introdução (Pedologia, Classificação de Solos);
Parte 2. Levantamentos de Solos e seus níveis de detalhe;
Parte 3. Ambientes de produção Edafoclimáticos;
Parte 4. Como aplicar a Carta de Solos e Ambientes de Produção Edafoclimáticos.

Público-alvo:

Todos os colaboradores envolvidos no planejamento e execução das atividades agrícolas das usinas e fornecedores de cana-de-açúcar.
Estudantes de agronomia e áreas afins

Investimento:

Individual: R$600,00
- Inclui para cada participante um login para as vídeo-aulas e uma conexão para a sessão interativa.
- Indicado para participantes que precisam de liberdade de horário e querem conhecer novas pessoas durante a sessão interativa, que pode ter até 5 participantes de diferentes regiões.
- Certificado emitido pela Biorrefinaria Brasil para cada um dos participantes.
Grupo (até 10 pessoas): R$2.400,00
- Inclui para todo o grupo apenas um login para as vídeo-aulas e uma conexão para a seção interativa.
- Indicado para empresas que podem montar uma sala para todos os interessados assistirem as vídeo-aulas e participarem da seção interativa juntos (limitado a 10 participantes).
- Certificado emitido pela Biorrefinaria Brasil para cada um dos participantes.

Mostre que você tem interesse e torne esse curso realidade!

Entre em contato sem compromisso e deixe seu e-mail.

Contato

Potencialize o sucesso deste curso! Compartilhe nas mídias sociais: